segunda-feira, 30 de abril de 2012

Força Gravitacional Do Sol Parece Ter Aumentado



Blog Projeto Quartzo azul:
Por alguma razão desconhecida, a força de gravidade de nossa estrela parece ter aumentado nas duas ultimas semanas. Estive observando os gráficos disponibilizados pelo site (http://www.n3kl.org/sun/noaa.html) , fotos da SOHO/NASA - SDO e dados fornecidos pelo Spaceweather.com e cheguei a conclusão de que alguma mudança significativa aconteceu no sol. A atividade solar é baixa, com apenas um pequeno número, de pequenas explosões de Classe C, provenientes de algumas das regiões ativas espalhadas pelo disco solar. Apesar de serem explosões de pouco poder de fogo, as chamas não conseguem sair da atmosfera solar. A exemplo, ocorreu com uma erupção da mancha solar AR1465 em 29 de abril que nem sequer saiu do chão. O Observatório Dinâmico Solar da NASA registrou esta fuga frustrada, do que estou chamando de Fantasmas do Sol (adoro criar expressões e nomes – estou virando um “especialista”). O grupo de manchas ativas AR1465 disputou, assim como outras anteriores, um jogo de braço contra a gravidade do sol e mais uma vez, a gravidade ganhou. A Atividade solar deve permanecer baixa para as próximas 24 a 48 horas, com não mais do que 1de explosões de Classe X (mais fortes).  

Está parecendo que nossa estrela mãe esta passando por uma mudança no núcleo magnético, o que poderia estar causando este fenômeno de alteração de campo gravitacional. Mudanças no núcleo da estrela mudam, os fluxos de plasma e gás que circulam a superfície do sol. Um dos sintomas desta alteração seria o desaparecimento dos buracos coronais e a retenção das chamas arremeçadas pelas EMCs (Ejeções de Massa Coronal).

O que isso significa? Isso é bom ou ruim? Bem, a nível de segurança para a nossa magnetosfera (escudo geomagnético da Terra), que tem que trabalhar bastante para segurar as ondas de choque, de partículas carregadas, provenientes do sol e causadas pelas EMCs, é ótimo. Analisando por outro ângulo, e observando diretamente nossa estrela, poderia estar demonstrando mudanças de comportamento em seu motor magnético. Estes podem ser sinais do encerramento de um ciclo de baixa atividade e o início de uma nova fase de instabilidade da superfície - com mais erupções violentas. A área climática, tanto terrestre ou espacial é uma ciência não exata, então fica difícil dizer o que o Sol nos reserva, no entanto algo aconteceu por lá, seja por fator externo ou interno. 

“Mudanças, podem ser favoráveis ou desfavoráveis...Digo isso por experiência própria e por estar vivendo na pele”.

Estamos ligados ...

Gério Ganimedes
Direitos Reservados - Projeto Quartzo Azul ©©: http://projetoquartzoazul.blogspot.com/2012/05/normal-0-21-false-false-false.html#ixzz1tayMbJ6m

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!