sábado, 18 de fevereiro de 2012

Enorme auroral boreal em forma de espiral sobre a Terra

Tradução: Google tradutor com correções do blog Caminho Alternativo.
O céu Ártico explodiu com uma exibição inesperada de auroras que os observadores veteranos dizem que foi entre as melhores do mês. No auge do evento, um satélite Meteorológico do Programa de Defesa dos EUA fotografou um redemoinho de luzes no norte sobre o Mar de Bering:  
“Uma série de imagens do satélite DMSP F18 capturou o evento dramático nas duas últimas noites”, diz o analista Paul McCrone, que processou os dados na Frota Meteorologia e Oceanografia da Marinha dos EUA no Centro de Monterey, CA.

O motivo da explosão ainda não está totalmente claro. Tudo começou em 14 de fevereiro, com uma perturbação magnética ondulada em torno do pólo norte. No CME era óbvio a perturbação em locais de vento solar. Uma vez iniciado, a tela foi amplificada pela ação do campo magnético interplanetário (IMF). O IMF derrubado perto do Sul da Terra, abrindo uma brecha nas defesas magnéticas do nosso planeta. O vento solar derramado alimentou as auroras.



Mais imagens: de Göran Strand desde Östersund, Suécia; de Heidi Pinkerton desde Birch Lake, Babbitt, Minnesota, de Roger Schneider desde Tromso, na Noruega, de Hanneke Luijting desde Tromsø, na Noruega, de Peter Rosén desde Abisko NP, Suécia, de Jesper Grønne desde Silkeborg Dinamarca.
Fonte: SpaceWheater
http://caminhoalternativo.wordpress.com/2012/02/16/enorme-auroral-boreal-em-forma-de-espiral-sobre-a-terra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!