quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ISRAEL DA ULTIMATO AO IRÃ: DESARME NUCLEAR OU GUERRA!


“Ter uma bomba nuclear ou ter uma guerra” é a opção que os EUA e Israel darão ao Irã para que encerre definitivamente  seu programa nuclear, segundo declarou  o ministro israelense de Assuntos Estratégicos, Moshe Yaalon.
  O alto  funcionário judeu  apontou  que a comunidade internacional liderada por Washington tem  que forçar o Irã a encarar este problema e fazer com  que encerre  sue programa nuclear que tem objetivos militares, segundo afirmam  Israel, EUA e uma série  de países ocidentais.  O ministro israelese  apontou que a política de seu país sobre o programa nuclear iraniano é  muito clara: “de um modo ou de outro” terá  que ser acabado. Yaalon ressaltou  que as sanções económicas e  o isolamento  político do Irã  são  instrumentos efetivos de pressão , não obstante, reiterou  que a intervenção  militar está sobre l mesa "como o  último recurso". Ainda que  o governo iraniano  sustente que seu programa nuclear tem fins únicamente pacíficos e está dirigido a prover de energíi elétrica o  país, a  pressão  do Ocidente sobre as autoridades da República Islâmica não cessa Um controvertido informe da Agência  Internacional de Energía Atómica (OIEA) apresentado en novembro afirmava que até  2003 Irã poderia  haver fabricado armas nucleares. Diz o  documento  que provocou  uma nova  rodada de sanções internacionais contra o país.

Analisam-se  novas sanções contra o  Irã:
Em 12 de dezembro, o  Congresso dos EUA aprovou  a introdução de novas sanções contra o Banco Central do Irã. A medida foi  apoiada tanto pelos republicanos, como pelos democratas. Por sua parte, l União Europeia também  está elaborando un novo pacote de sanções contra a  República Islámica.

Por tanto, Moscow  sustenta que o  programa nuclear iraniano  não tem propósitos militares e  que o informe da  agência  atómica da ONU está politizado. O  Ministério russo de Assuntos Exteriores declarou que o documento da OIEA não contém  dados novos, porém  os feitos já conhecidos lhes dão  intencionadamente um  viés  político. Russia insiste em  que haja espaço  para dialogar com  Irã  e afirma que “as sanções estão indo muito distanete ”.


Articulo completo en: http://actualidad.rt.com/actualidad/internacional/issue_33569.html

Tradução e adaptação: Daniel Lucas-UND 
Colaborou : Jonh Boss 
 
http://2012umnovodespertar.blogspot.com/2011/12/estou-de-volta-e-acompanhem-esta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!