terça-feira, 14 de junho de 2011

Mais um vulcão estra em erupção!





O vulcão Dubbi, na Eritreia, entrou em erupção e as nuvens de cinzas elevam-se até 15 quilómetros de altitude, afetando o tráfego aéreo na região, segundo o Centro de Observação das Cinzas Vulcânicas (VAAC).

A erupção, que se iniciou domingo e continuou hoje, é "importante", segundo Jean Nicolau, da direção das previsões gerais do serviço meteorológico francês que alberga o VAAC para o sul da Europa e África.

"Segundo as imagens satélite que observamos, as cinzas vulcânicas atingem 13 a 15 quilómetros de altitude", referiu o especialista, acrescentando que a situação ainda não é crítica, como foi para o vulcão islandês Grimsvotn.

O vulcão da Islândia afeta uma zona de muito tráfego aéreo e a utilização do espaço aéreo no este de África é "muito menos importante", explicou.


De acordo com as primeiras simulações da Meteo-France, a nuvem de partículas mais ligeiras dirige-se para oeste-noroeste, para o Sudão, enquanto as partículas mais densas (mais baixas) orientam-se para oeste-sudoeste.

"Se a nuvem atingir o Egipto, Israel e a península arábica, o impacto no tráfego aéreo será mais importante, mas ainda é muito cedo para saber", salientou o responsável da Meteo-France.

Esta é a primeira erupção deste vulcão africano desde 1861, segundo o Museu de História Natural de Washington.

Fonte : Ionline
-->

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog Archive

Nossos visitantes!